Cidade geminada com Valpaços
Última Hora
Valpaços
No âmbito da sua participação em “Esch2022, Capital Europeia da Cultura” e no festival LiteraTour, o Município de Bettembourg (Luxemburgo) convida os jovens luxemburgueses e de cidades geminadas como Valpaços (Portugal) para participar na 7.ª edição do Prémio Laurence.
O Prix Laurence 2022 é um concurso literário destinado a jovens autores dos 12 aos 26 anos, organizado pela Câmara Municipal de Bettembourg.
Os concorrentes poderão enviar as suas criações literárias originais em sete línguas (luxemburguês, alemão, francês, inglês, lituano, português e italiano) até 31 de outubro de 2021.
Sob o lema “Sem limites para a sua criatividade”, a organização não quis limitar a criatividade dos jovens, nem os assuntos abordados nas suas criações, nem no género da literatura.
A edição do Prémio Laurence, concurso literário para jovens, será um dos destaques do programa de Bettembourg no âmbito da sua participação no “Esch2022, Capital Europeia da Cultura”. O convite à participação foi lançado a 24 de abril de 2021 e alargado a jovens da Grande Região, Kaunas na Lituânia e municípios parceiros de Bettembourg, nomeadamente Valpaços em Portugal e Flaibano na Itália. Com isso, os jovens poderão apresentar suas criações literárias em sete línguas: luxemburguês, alemão, francês, inglês, lituano, português e italiano.
O Prêmio Laurence é um elemento central do festival literário LiteraTour, Bettembourg. Desde a sua criação, em 2015, 446 autores participaram do concurso com 801 textos. Os jovens talentos podem enviar suas contribuições em duas categorias de idade, 12-17 anos e 18-26 anos.
Quanto às edições anteriores, os organizadores não quiseram limitar os jovens nem nos assuntos abordados nas suas criações, nem no género da literatura. “Em primeiro lugar, queremos que os jovens se expressem livremente sobre assuntos que são importantes para eles e do gênero que mais os atrai. À medida que evoluímos no âmbito do Esch2022, vamos convidar os jovens a escreverem em torno da visão de Esch22, a ideia europeia, Remix Europe, Remix Yourself e digitalização ”, comenta Pit Heroeld, co-organizador do concurso e Membro do Júri .
Um júri local cuidará da pré-seleção nos países participantes e submeterá as criações ao júri luxemburguês que selecionará os finalistas. Todos os principais finalistas apresentarão seus trabalhos ao vivo em Bettembourg para um público em abril de 2022. Em seguida, eles participarão de uma residência de autor em Bettembourg por cinco dias, onde workshops, workshops de criação, passeios turísticos e intercâmbios estarão no programa.
Para mais informações pode aceder a www.prixlaurence.lu.
Partilhar nas redes sociais