2023/12/28
232
Há quase dois meses que a urgência cirúrgica do Hospital de Mirandela está suspensa, e assim vai permanecer até ao final do ano. O encerramento deste serviço obriga a deslocações entre 60 e 120 quilómetros.
O serviço de urgência cirúrgica de Mirandela, suspenso desde dia 8 de outubro, vai continuar encerrado até ao final do ano e a população começa a recear que o fecho seja definitivo.
Há quase dois meses que a urgência cirúrgica do Hospital de Mirandela está suspensa, e assim vai permanecer até ao final do ano. Os três cirurgiões que ali trabalhavam foram transferidos para Bragança para reforçar as escalas naquele hospital, devido à recusa da maioria dos médicos em realizar trabalho extraordinário.
No entanto, a população local acredita que este argumento pode estar a ser usado para encerrar definitivamente a urgência cirúrgica. Para protestar contra essa intenção, há duas semanas, a Câmara socialista de Mirandela convocou uma manifestação que juntou centenas de pessoas.
A SIC contactou a Administração da Unidade de Saúde do Nordeste, que continua a não cumprir o dever de informar a população acerca do atual e futuro funcionamento do serviço de urgência cirúrgica de Mirandela.
O encerramento desta urgência cirúrgica, que serve 44.000 habitantes de cinco concelhos do sul do distrito de Bragança, obriga os doentes a grandes deslocações - ente 60 e 120 quilómetros.